Mundo

Governo chileno vai distribuir refeições para 80 mil vítimas do terremoto no país

postado em 01/03/2010 19:15
Brasília - A ministra da Educação do Chile, Mónica Jiménez, afirmou nesta segunda-feira (1;/3) que pelo menos 80 mil vítimas do terremoto do último sábado (27/2) receberão três porções diárias de refeições quentes. A distribuição começa nesta terça-feira (2/3) nas regiões sul e central, as mais atingidas pelo tremor de terra. A ideia é distribuir as refeições para 600 mil pessoas, totalizando 2.300 calorias diárias.

[SAIBAMAIS]"Hoje nós entregamos apenas alimentos, mas amanhã [2] serão três porções diárias de alimentos, uma de manhã, o almoço e uma [porção] na parte da tarde. Vamos entregar 2.300 calorias por dia, estamos falando de 80 mil pessoas. A partir da segunda fase, seremos capazes de servir 600 mil pessoas ", disse a ministra.

Segundo ela, crianças, adolescentes e adultos serão beneficiados com a medida. Outra preocupação da ministra é com o início do ano letivo, previsto para 8 de março. Como muitas escolas públicas foram destruídas em decorrência do terremoto, a ministra informou que deverão ser usados os espaços particulares também. Ela não forneceu detalhes.

"Nós tivemos material pronto para a entregar e mais uma série de computadores. Agora as prioridades são diferentes. É trabalhar duro para trazer um bálsamo para aqueles que foram afetados, deixando os psicólogos à disposição de todos aqueles que necessitam nas suas salas de aula", disse ela.

O terremoto do último sábado matou pelo menos 723 pessoas, segundo dados oficiais. Há, ainda, desaparecidos, feridos e desabrigados. Cerca de 1,5 milhão de edifícios e casas foram destruídos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação