Mundo

Colesterol alto forçará Obama a cortar a sobremesa

Agência France-Presse
postado em 01/03/2010 20:08
O presidente americano, Barack Obama, se deixou seduzir pelas sobremesas preparadas pelos cozinheiros da Casa Branca e agora terá que controlar o apetite, informou nesta segunda-feira (1/3) seu porta-voz, depois que um exame demonstrou que o chefe de Estado está com colesterol elevado.

Obama, de 48 anos, foi submetido no domingo a exames em um hospital militar. Seu médico afirmou que seu ilustre paciente tem "uma excelente saúde e boa para o trabalho", embora deva "manter seus esforços para parar de fumar" e adaptar seu regime alimentar para reduzir uma de suas taxas de colesterol, o "LDL", atualmente em 138, acima do limite de 130.

"A taxa de colesterol ruim estava levemente mais elevada do que antes", indicou nesta segunda-feira o porta-voz da Casa Branca Robert Gibbs, bombardeado de perguntas pelos jornalistas sobre este assunto durante a coletiva diária à imprensa.

Segundo Gibbs, o presidente "será o primeiro a contar a vocês que exagerou um pouco nos cheesebúrgueres (...) e nas sobremesas no ano passado", acrescentou o porta-voz.

"A maioria das pessoas diria que é mais fácil comer quando se tem (comida) disponível. E eu acho que ele (Obama) teve acesso fácil a guloseimas e doces no ano passado", continuou Gibbs, reforçando que os cozinheiros da Casa Branca "fazem sobremesas deliciosas".

"Acho que ele comeu mais do que deveria", acrescentou.

"A boa notícia é que a taxa (de colesterol) está apenas um pouco acima do que o médico recomendaria. Portanto, (...) ele terá que dizer mais ;não; este ano quando estiver diante de um bolo", afirmou o porta-voz.

Quanto ao hábito de fumar de Obama, Gibbs garantiu que "o presidente continua a mascar chicletes de nicotina" e lembrou as declarações do chefe de Estado, que no ano passado disse que tinha parado de fumar, mas que tem "recaídas" de vez em quando.

O exame que Obama fez no domingo foi o primeiro a que o presidente se submeteu desde que iniciou seu mandato. Seu médico recomendou que ele faça um novo exame em agosto de 2011, quando ele completará 50 anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação