Agência France-Presse
postado em 02/03/2010 11:54
A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, desembarcou nesta terça-feira (2/3) em Santiago do Chile para se reunir com a presidente Michelle Bachelet, a quem deve entregar equipamentos de comunicação destinados à ajuda pelas sequelas do terremoto.
Ao descer do avião na pista do aeroporto, Hillary foi recebida pelo chanceler Mariano Fernández, antes de receber um abraço da presidente do país que sofreu um dos mais graves terremotos da história, com pelo menos 723 mortos.
Além de Bachelet, Hillary Clinton se reunirá com o presidente eleito Sebastián Piñera, que tomará posse em 11 de março.
Hillary, que viajou a Santiago procedente de Buenos Aires, disse que levaria 20 telefones de satélite como uma contribuição inicial aos esforços de emergência após o terremoto de 8,8 graus.
[SAIBAMAIS]O governo do Chile pediu a ajuda dos Estados Unidos para um hospital de campanha, equipamentos de comunicação e sistemas de purificação de água, anunciou em Washington o porta-voz da diplomacia americana, Philip Crowley.
A visita de Hillary é parte de uma viagem pela América Latina, que já levou a secretária de Estado ao Uruguai e à Argentina, e que prosseguirá até sexta-feira com passagens por Brasil, Costa Rica e Guatemala.