Agência France-Presse
postado em 02/03/2010 15:43
A Espanha enviou ao Chile um avião com equipes de resgate e um hospital de campanha, entre outros materiais de ajuda de emergência, para suavizar os efeitos do terremoto que abalou, sábado (27/2), o país sul-americano.[SAIBAMAIS]O avião, que partiu nesta terça-feira (2/3) para Santiago do Chile, onde chegará às 23h45 locais (0h45 de quarta-feira, hora de Brasília), leva, também, "cinco equipes de busca, com a ajuda de cães treinados, e outras duas de avaliação de estruturas", informou a Agência Espanhola de Cooperação Internacional (Aecid).
Um total de 62 pessoas, entre elas bombeiros e pessoal de saúde, viajam no avião, acompanhadas por 17 cães adestrados no rastreamento de pessoas sob os escombros.
Trata-se do primeiro avião com ajuda humanitária enviado pela Espanha depois do pedido oficial de ajuda feito segunda-feira pelo governo chileno à comunidade internacional para enfrentar os efeitos do sismo que, no sábado, assolou o centro e o sul do país sul-americano.
O terremoto, de 8,8 graus de magnitude, e o tsunami que se seguiu, varrendo o litoral chileno, causou, até o momento, 723 mortos, deixando dois milhões de desabrigados.