Agência France-Presse
postado em 04/03/2010 18:59
Casais homossexuais iniciaram os trâmites para selar sua união na capital mexicana depois que entrou em vigor, nesta quinta-feira (4/3), a primeira lei da América Latina a permitir o casamento gay, contemplando a possibilidade de adoção.Nove casais se inscreveram até o meio-dia no registro civil da Cidade do México, informou à imprensa o diretor da instituição, Hegel Cortés.
[SAIBAMAIS]As uniões na capital, que não serão as primeiras da região, serão celebradas a partir de 12 de março, acrescentou Cortés.
Organizações civis programaram cerimônias coletivas para 14 e 21 de março no Zócalo, a praça central da Cidade do México.
O casamento entre pessoas do mesmo sexo com direito a adoção foi legalizado pela primeira vez na América Latina pela Assembleia da Cidade do México, majoritariamente esquerdista, em 21 de dezembro do ano passado.
Embora seja a única lei do tipo na região, na Argentina já foi celebrado um casamento gay no fim de dezembro e outro na quarta-feira, após obtenção de amparo judicial.