postado em 06/03/2010 18:20
O presidente iraniano Mahmud Ahmadinejad qualificou neste sábado (6/3) os atentados de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos de "uma grande mentira" utilizada como pretexto para invadir o Afeganistão, informou a imprensa estatal iraniana."O 11 de setembro foi uma grande mentira que abriu caminho para a invasão do Afeganistão, com o pretexto de combater o terrorismo", declarou o presidente, segundo os meios de comunicação oficiais.
Hostil nas relações com os EUA, Ahmadinejad pôs em xeque a tragédia cometida por membros da Al-Qaeda, na qual morreram cerca de 3 mil pessoas.
O presidente da República Islâmica também afirmou que os ataques aéreos contra as torres gêmeas do World Trade Center em Nova York eram "um roteiro e uma ação complexa dos serviços secretos".
Estas declarações foram feitas no momento em que os EUA pressionam os membros do Conselho de Segurança da ONU para que votem a favor de novas sanções contra o regime iraniano, devido ao seu plano nuclear.
Washington acusa Teerã de querer construir uma bomba atômica acobertando-se no programa nuclear civil, o que o Irã sempre desmentiu.