Mundo

Préval e Hillary conversam sobre eleições no Haiti

Agência France-Presse
postado em 09/03/2010 15:32
O presidente do Haiti, René Préval, e a secretária americana de Estado, Hillary Clinton, insistiram nesta terça-feira (9/3) na necessidade de organizar eleições o quanto antes no país, após o terremoto que assolou a nação em janeiro.

"É preciso buscar um caminho, e os especialistas o farão, para que haja um Parlamento e um presidente eleitos quando eu sair" do poder, declarou Préval, após se reunir em Washington com Clinton.

"O pior é existir um governo que não tenha legitimidade, que entremos em um período transitório. Faz falta uma administração que tenha a legitimidade popular", acrescentou.

"Devemos preparar eleições. Garanti ao presidente Préval que os Estados Unidos trabalharão com a comunidade internacional para que se realizem eleições quando for o momento adequado", disse a secretária de Estado.

O Conselho Eleitoral provisório haitiano (CEP), cuja sede foi destruída no terremoto de 12 de janeiro, adiou as eleições legislativas, que deveriam ocorrer no fim de fevereiro, sem informar quando serão realizadas. Enquanto isso, as eleições presidenciais estão planejadas para dezembro, já que o mandato de Préval acaba em fevereiro de 2011.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação