Mundo

ONU atribui a organização científica supervisão do IPCC

Agência France-Presse
postado em 10/03/2010 19:10
As Nações Unidas atribuíram, nesta quarta-feira (10/3), a uma organização científica internacional de renome supervisionar os trabalhos do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), órgão vinculado à ONU, recentemente criticado por erros em publicações científicas, reafirmando, porém, que o aquecimento global é uma realidade.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, anunciou à imprensa que solicitou ao Conselho Interacadêmico (InterAcademy Council, IAC), sediado na Holanda, que faça um estudo "sobre os procedimentos e métodos" seguidos pelo IPCC.

O grupo, que recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2007 e cujas pesquisas servem de base para a Convenção-quadro da ONU sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC), foi questionado por céticos do aquecimento global, depois de ter reconhecido um "erro lamentável" ao afirmar que as geleiras do Himalaia "poderiam desaparecer até 2035, ou até mesmo antes".

"Que fique bem claro: a ameaça das mudanças climáticas é real. Nada do que foi afirmado ou revelado recentemente na mídia modifica o consenso científico de fundo sobre o aquecimento global", reforçou Ban Ki-Moon.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação