Mundo

Bill Clinton e Gates defendem aprovação de projeto para a saúde

Agência France-Presse
postado em 10/03/2010 19:47
O ex-presidente americano, Bill Clinton, e o fundador da Microsoft, Bill Gates, participaram nesta quarta-feira de uma audiência numa Comissão do Senado dos Estados Unidos para pedir a aprovação da Iniciativa Mundial para a Saúde (GHI, na sigla em inglês) - uma ação de apoio mundial ao setor. Os dois homens falaram em nome de suas respectivas organizações, a Fundação William J. Clinton e a Fundação Bill e Melinda Gates.

O projeto GHI, lançado no Fórum de Davos em 2002, tem como objetivo combater doenças como a Aids, a tuberculose, a malária e enfermidades causadas pela subnutrição.

[SAIBAMAIS]Se aprovado pelo Congresso, os Estados Unidos financiariam o projeto com até 63 bilhões de dólares em seis anos. "Apoio firmemente a Iniciativa para a Saúde Mundial", disse o ex-presidente dos Estados Unidos. "Acredito que o projeto esteja bem delineado. Concentra-se no desenvolvimento de sistemas (de saúde)" nos países mais pobres, afirmou na Comissão de Assuntos Exteriores do Senado.

Clinton disse que o GHI representa um passo seguinte ao PEPFAR, um programa de emergência de luta contra a Aids, iniciado em 2003.

O ex-presidente fez ainda uma homenagem ao trabalho da Fundação Gates, que contribuiu para a diminuição dos preços dos medicamentos, entre eles os que ajudam a combater a malária, reduzindo-os de entre 8 e 9 dólares para cerca de 50-60 centavos a dose.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação