Mundo

Diretora de instituição chilena que alerta sobre terremotos renuncia ao cargo

postado em 10/03/2010 20:32
Santiago (Chile) ; A diretora-geral do Escritório Nacional de Emergência que alerta sobre terremotos no Chile, Cármen Fernandez, renunciou nesta quarta-feira (10/3) ao cargo. A renúncia ocorreu 11 dias depois de o país ter sofrido o pior terremoto dos últimos 50 anos, de 8,8 graus de magnitude na escala Richter.

Cármen deixa o cargo sem dar explicações sobre os motivos de sua saída, mas, nesta terça (9/3), ela havia negado a intenção de abandonar a função. Conhecido pela sigla Onemi, o Escritório Nacional de Emergência é ligado ao Ministério do Interior.

[SAIBAMAIS]O órgão mantém um sistema on-line de informações sobre ocorrências de tremores de terra em todo o Chile. O serviço é atualizado em tempo real. O ministro do Interior, Edmondo Yome, lamentou a saída de Cármen e elogiou sua atuação no comando do Onemi.

Hoje, a região de Bío-Bío amanheceu com mais abalos. O Ministério do Interior informou que às 6h05 houve um terremoto de 4 graus na escala Richter, que atingiu as cidades de Concepción, a segunda maior do país e uma das mais afetadas pela catástrofe dos últimos dias, e de Talcahuano.

Terça (9/3), também foram registrados novos tremores, de 2 a 3 graus, no final da tarde, atingindo as cidades de Valparaíso (sede administrativa do governo federal), Santiago, Melipilla, Talagante, Quillota, além de San Antonio, Pichilemu e San Fernando.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação