Agência France-Presse
postado em 13/03/2010 10:45
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou neste sábado que enviará ao Congresso uma nova iniciativa para a área da educação, elaborada para preparar de melhor maneira os formados no ensino secundário para a universidade.No programa semanal de rádio, Obama afirmou que seu governo apresentará ao Congresso na segunda-feira um anteprojeto para atualizar a lei dos ensinos primário e secundário. A proposta revisaria a lei conhecida como "Nenhuma criança fica para trás", uma reforma educacional adotada durante a presidência de George W. Bush.
"O que este plano reconhece é que, apesar do governo federal ter o poder de desempenhar um importante papel no estímulo das reformas e dos altos parâmetros que necessitamos, o ímpeto para esta mudança virá dos estados e das escolas locais", disse o presidente.
Obama admitiu que a iniciativa surgiu do reconhecimento de que os Estados Unidos estão perdendo a competitividade educacional em relação a outros países.
"Um estudo mostra que os jovens de 15 anão não estão nem perto dos maiores níveis em ciências e matemática, comparados com os colegas ao redor do mundo", declarou.
De acordo com a proposta, as escolas com mais progressos serão recompensadas.