Agência France-Presse
postado em 13/03/2010 15:50
Uma série de explosões, neste sábado (13/3), na cidade de Kandahar, no sul do Afeganistão, causaram a morte de pelo menos 27 pessoas e deixaram outras 52 feridas, disse à Agência France Presse um alto funcionário do serviço de saúde da região.
[SAIBAMAIS]"Até agora recebemos 27 cadáveres e há pelo menos 52 pessoas feridas. Nos dois grupos há tanto policias quanto civis", disse o diretor de Saúde Pública de Kandahar, Abdul Qayoom Pukhla.
A TV local fez um apelo para que todos os que pudessem doar sangue se apresentassem urgentemente aos centros de saúde.
Um oficial da polícia do quartel provincial declarou, pedindo para ter sua identidade preservada, que houve cinco explosões em vários locais da cidade.
"Houve cinco ataques suicidas usando bicicletas e motos na cidade de Kandahar", informou o policial.
Mais cedo, um porta-voz do Ministério do Interior, Zemarai Bacheri, havia informado sobre "um ataque suicida em frente à prisão central de Kandahar" e que após a explosão "vários foguetes caíram na cidade".
Um correspondente da AFP em Kandahar disse ter ouvido quatro fortes explosões, aparentemente originadas em um setor da cidade onde ficam a sede da polícia e outros prédios oficiais, às quais se seguiram disparos de armas leves.
A cidade de Kandahar, terceira em importância no Afeganistão e baluarte dos talibãs, é decisiva para o controle do país.