Mundo

Onze pistoleiros morrem em confronto com o Exército no México

Agência France-Presse
postado em 14/03/2010 10:27
Onze supostos pistoleiros do narcotráfico morreram durante confronto com o exército em Guerrero, elevando para 24 o número de vítimas registradas, neste sábado (13/03), neste estado do sul do México, informaram as autoridades.

"Às 08h (locais, 11h de Brasília) houve um enfrentamento em Ajuchitlán del Progreso, na região de Tierra Caliente. Onze supostos pistoleiros perderam a vida", informou à imprensa o diretor da polícia ministerial (investigadora) de Guerrero, Valentín Díaz Reyes.

O confronto ocorreu quando os militares faziam uma revista em uma casa do centro da cidade, na zona norte de Guerrero.

Segundo Días Reyes, os militares "foram recebidos a tiros, e por isso os soldados responderam, ocorrendo o enfrentamento".

Após esta ação, aumentou para 24 o número de mortos no estado de Guerrero, a maioria pela violência ligada ao crime organizado.

Mais cedo foram assassinados cinco policiais e oito civis, quatro deles decapitados, no porto de Acapulco.

No estado de Guerrero e em Michoacán (oeste) age o cartel "A Família", considerado uma organização poderosa e sanguinária egressa do narcotráfico, que os Estados Unidos apontam como o principal distribuidor de metanfetaminas.

Com a mobilização de 50 mil militares e milhares de policiais federais, o governo mexicano tem travado uma guerra contra os cartéis da droga que nas suas disputas deixaram mais de 15.000 mortos nos últimos três anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação