Agência France-Presse
postado em 14/03/2010 10:40
Os colombianos começaram a votar às 8H00 (10H00 de Brasília) deste domingo para escolher, nas eleições legislativos, 102 senadores, 166 representantes da Câmara e cinco deputados do Parlamento Andino, entre 2.539 candidatos registrados.O presidente Alvaro Uribe abriu a votação na praça de Bolívar em Bogotá e pediu uma grande participação dos compatriotas.
"As Forças Armadas realizam uma grande tarefa para proteger a democracia em todo o país, a grande proteção da democracia deriva do proceder correto de cada um de nossos cidadãos; desejo o maior êxito à pátria nestas eleições", afirmou Uribe.
Segundo o procurador nacional, Carlos Ariel Sánchez, o dia de eleição começou em situação de normalidade em todo o país, enquanto o ministro da Defesa, Gabriel Silva, disse que não foram registradas situações de alteração da ordem pública.
Em uma decisão inédita, o governo da Colômbia fechou as fronteiras quatro horas antes do início da votação. A situação vai permanecer assim até o fim do horário das eleições, às 16H00 (18H00 de Brasília), segundo o diretor da DAS (polícia secreta e de migrações), Felipe Muñoz.