Agência France-Presse
postado em 15/03/2010 15:31
A fortuna do rei belga Albert II gira em torno de um bilhão de euros, uma soma 80 vezes superior aos 12,4 milhões de euros reconhecida oficialmente, informou nesta segunda-feira (15/3) o jornal Nieuwsblad, que cita um especialista financeiro.Poucas horas mais tarde, o palácio real desmentiu a informação, chamando-a de "fantasia".
No livro intitulado "O dinheiro perdido dos Coburgo", o especialista Thierry Debels estima a riqueza do monarca em cerca de 1,3 bilhão de dólares, indica o jornal.
Segundo Debels, a riqueza calculada oficialmente não leva em conta os bens que a família real ainda possui na antiga colônia belga da República Democrática do Congo.
Outro dos principais valores do patrimônio dos Coburgo seria composto de participações na Société Générale da Bélgica, adquirida pelo grupo francês Suez.
Em um comunicado, o palácio real classificou estas afirmações de "fantasia" e lembrou que oito anos atrás foi obrigado a "desmentir outro valor ilusório, que apareceu em outro livro".
A dinastia belga vem sendo alvo frequente das críticas da imprensa flamenca e, segundo os analistas, isso ocorre porque boa parte da opinião pública de Flandres seria a favor da supressão dos poderes políticos residuais do monarca.