Agência France-Presse
postado em 15/03/2010 15:44
Vários parlamentares republicanos saíram nesta segunda-feira (15/3) em defesa do aliado israelense na crise com Washington relacionada às colônias de Jerusalém Oriental.É "difícil considerar o fato de passar um final de semana condenando Israel por uma decisão territorial em sua capital como um passo em direção à paz", escreveu nesta segunda-feira em um comunicado o senador Sam Brownback.
Para esse congressista conservador, defensor ferrenho da aliança com Israel, os Estados Unidos fariam melhor transferindo a embaixada americana para Jerusalém e se preocupando com "a ameaça nuclear iraniana crescente".
O anúncio feito por Israel durante a recente visita do vice-presidente americano Joe Biden de um novo projeto de colonização em Jerusalém Oriental desencadeou uma crise diplomática entre os dois países, aliados históricos.
[SAIBAMAIS]Vários membros da equipe de Obama, entre eles Joe Biden, a secretária de Estado Hillary Clinton e o principal conselheiro do presidente, David Axelrod, criticaram duramente o projeto de colonização e o momento escolhido para o anúncio.
Ileana Ros-Lehtinen, a mais alta representante republicana na Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Representantes, considerou nesta segunda-feira em um comunicado que Israel é "um aliado e amigo indispensável dos Estados Unidos".
"As condenações americanas a Israel e as ameaças as nossas relações bilaterais prejudicam ao mesmo tempo nossos aliados e o processo de paz, encorajando os inimigos de Israel e dos Estados Unidos", segundo ela.
Ros-Lehtinen também se disse "preocupada" com a "maneira suave" com que os Estados Unidos se referem à Autoridade Palestina, à Síria e ao Irã. Os Estados Unidos se preparam para nomear um embaixador na Síria, antigo inimigo considerado útil por Washington em seus esforços pela paz entre Israel e os palestinos.