Mundo

Israel continua sendo um 'aliado estratégico', assegura Washington

Agência France-Presse
postado em 15/03/2010 17:03
Israel é "um aliado estratégico dos Estados Unidos e continuará sendo", declarou nesta segunda-feira (15/3) o porta-voz do Departamento de Estado americano, Philip Crowley, no momento em que os dois países atravessam a maior crise de confiança em décadas tendo como pano de fundo a construção de casas em Jerusalém Oriental.

Apesar de a questão das colônias ser a origem da crise, "nosso compromisso com a segurança de Israel permanece inflexível", ressaltou.

Crowley, no entanto, afirmou que os Estados Unidos aguardam "uma resposta formal" de Israel as suas críticas relacionadas às novas construções em Jerusalém.
"Quando (a secretária de Estado Hillary Clinton) apresentou o que, para ela, deveria ser feito, pediu uma resposta formal ao governo israelense, e esperamos essa resposta", declarou.

Hillary criticou duramente na sexta-feira o anúncio da construção de 1.600 novas residências em Jerusalém Oriental, considerando a decisão de Netanyahu "profundamente negativa" em relação a Washington.

[SAIBAMAIS]Mas Netanyahu respondeu nesta segunda-feira às críticas, afirmando que Israel "continuará a construir" em Jerusalém Oriental.

"Quando tivermos essa resposta, nós reagiremos", insistiu Crowley, sem comentar as últimas declarações do primeiro-ministro israelense.

As questões de Hillary, acrescentou, não estão relacionadas "apenas aos detalhes do projeto em questão, mas à vontade das partes de participar seriamente do processo" de paz.

A crise deverá ser o principal tema abordado na quarta-feira em uma reunião do Quarteto para o Oriente Médio (Estados Unidos, Rússia, ONU, União Europeia), que será realizada em Moscou.

O emissário americano para o Oriente Médio George Mitchell deve, a princípio, retornar à região nesta semana, mas Crowley admitiu que esse plano não é definitivo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação