Mundo

Chile é abalado por tremor secundário de 6,7 graus na escala Richter

Agência France-Presse
postado em 16/03/2010 00:32

Um tremor secundário de 6,7 graus de magnitude sacudiu a costa chilena nesta segunda-feira, com epicentro situado a 86km da cidade de Concepción, uma das mais afetadas pelo terremoto de 8,8 graus do mês passado, anunciou o Instituto Geofísico dos Estados Unidos (USGS).

Segundo o USGS, o terremoto ocorreu às 23h21 (horário local, o mesmo de Brasília), a uma profundidade de 35km, e não há "risco generalizado" de tsunami. "Baseados nos dados históricos sobre terremotos e tsunamis, não observamos uma ameaça generalizada de maremoto, mas terremotos dessa magnitude podem gerar tsunamis locais destrutivos", advertiu o USGS.

O Bureau Nacional de Emergência chileno não decretou alerta de tsunami e a Marinha informou que o abalo não reúne as características para gerar um alerta de maremoto na costa do Chile.

As autoridades locais relataram cortes de energia elétrica e cenas de pânico em Concepción, a segunda maior cidade do Chile, mas não há notíciais de danos materiais.

Segundo a imprensa chilena, os habitantes de Concepción e Talca foram para as ruas. "O terremoto provocou fortes ruídos subterrâneos e as pessoas saíram de suas casas", informou a Rádio Cooperativa.

O tsunami de 8,8 graus que ocorreu após o terremoto de 27 de fevereiro arrasou diversos povoados costeiros do Chile, matando centenas de pessoas. No total, a tragédia deixou mais de 500 mortos e centenas de desaparecidos. Desde o violento terremoto, mais de 200 tremores secundários abalaram o Chile.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação