postado em 16/03/2010 09:34
O enviado especial dos Estados Unidos para o Oriente Médio, George Mitchell, adiou uma visita à região que começaria nesta terça-feira, informou a presidência de Israel, em um momento de tensão entre os dois países aliados.
"A embaixada dos Estados Unidos em Israel contactou o escritório do presidente esta manhã para informar que o enviado especial dos Estados Unidos para o Oriente Médio, George Mitchell, não desembarcaria em Israel hoje (terça-feira)", afirma um comunicado da presidência.
Um diplomata americano em Tel Aviv confirmou a informação à AFP. "É por uma questão de logística. Teve uma modificação da agenda em Washington e precisa viajar hoje em consultas. Por isto não teve tempo de vir para cá, como queria", disse o diplomata, que pediu anonimato.
A visita foi agendada para o fim do mês, depois da reunião do Quarteto para o Oriente Médio (EUA, ONU, União Europeia e Rússia), que acontecerá na sexta-feira em Moscou. Mitchell visitaria esta semana Israel e Cisjordânia, para tentar dar início a negociações indiretas entre israelenses e palestinos.
As relações entre Israel e Estados Unidos passam por uma crise diplomática desde que, na semana passada, o Estado hebreu anunciou em plena visita do vice-presidente americano, Joe Biden, a intenção de construir 1.600 casas em um assentamento de Jerusalém Oriental. Esta parte da cidade foi anexada por Israel em 1967, mas nunca foi reconhecida pela comunidade internacional.