Mundo

Irlandeses comemoram dia de St. Patrick no mundo todo

Agência France-Presse
postado em 17/03/2010 18:26
Centenas de milhares de pessoas tingiram de verde Dublin e outras cidades do mundo para celebrar nesta quarta-feira o dia de Saint Patrick, patrono dos irlandeses, com desfiles, bandas de música e muita cerveja.

Antes mesmo do amanhecer, imigrantes e seus amigos lotaram os pubs irlandeses na Ásia, e havia desfiles previstos para ocorrer durante o dia de Sidney a San Francisco, passando por Xangai e Dubai. Sem esquecer de Dublin e uma centena de cidades irlandesas.

Em torno de 7 milhões de litros de cerveja Guinness deverão ser consumidas nesta quarta-feira, segundo um porta-voz da empresa que produz a emblemática bebida da ilha.

O primeiro-ministro irlandês, Brian Cowen, foi recebido em Washington pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama - cujos antepassados migraram da Irlanda em 1849 e que, na ocasião, usava uma gravata verde esmeralda.

Cowen entregou um trevo de quatro folhas, um presente tradicional e um dos símbolos da Irlanda, na Casa Branca - onde a água das fontes tinha, excepcionalmente, a cor da esperança.

A presidente irlandesa, Mary McAleese, elogiou o desfile de Dublin composto por mais de 3 mil artistas e bandas provenientes de Índia, Estados Unidos, Espanha, Bulgária, Áustria, França e Reino Unido.

"Graças a nossa família internacional, o vínculo com a Irlanda foi mantido por gerações, e nossa cultura é conhecida por milhões de pessoas no mundo", declarou McAleese.

Além de Cowen, em torno de 20 membros do governo voaram para 46 destinos nos cinco continentes para festejar com a diáspora irlandesa. Resultado de vários séculos de imigração, 70 milhões de pessoas no mundo reivindicam a ascendência irlandesa. Destes, em torno de 34 milhões concentram-se nos Estados Unidos, ou seja, o equivalente a oito vezes a população da Irlanda.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação