Agência France-Presse
postado em 17/03/2010 20:44
O presidente americano, Barack Obama, disse nesta quarta-feira (17/3) que interromper o programa nuclear iraniano é uma de suas "maiores prioridades" e alertou para uma perigosa corrida armamentista no Oriente Médio se o Teerã conseguir desenvolver uma bomba atômica.Obama prometeu buscar sanções internacionais "agressivas" contra o Irã, acusando o governo de Teerã de estar mais preocupado em oprimir seu povo do que em buscar uma solução para a questão nuclear iraniana por meio da diplomacia.
"Esta é uma de nossas maiores prioridades: garantir que o Irã não desenvolva uma arma nuclear", disse o presidente em entrevista ao canal de notícias Fox News.
"Por isso, tenho trabalhado tanto para conseguir mobilizar a comunidade internacional para isolar o Irã", acrescentou.
"Mas como temos visto, o governo iraniano tem estado mais preocupado em evitar que seu povo exerça a democracia e os direitos humanos do que em tentar resolver este problema diplomaticamente", destacou.
Obama garantiu que todas as opções estão sobre a mesa, em aparente referência ao recurso de uma ação militar, se a diplomacia fracassar, mas prometeu insistir em uma solução pacífica para a crise.
"É um problema difícil, mas é um problema que precisamos resolver porque se o Irã obtiver uma arma nuclear, então potencialmente pode haver uma corrida de armas atômicas em todo o Oriente Médio", advertiu.