Agência France-Presse
postado em 18/03/2010 13:34
O Departamento do Tesouro americano anunciou nesta quinta-feira (18/3) que congelou os bens no país da rede de televisão do Hamas, a Al-Aqsa TV, assim como os de um banco de Gaza controlado, segundo o governo americano, por esse movimento islâmico palestino.
Esta foi uma decisão sobretudo simbólica, pois o Hamas já é alvo de sanções por parte do Tesouro pelo fato de o movimento integrar a "lista de organizações terroristas" formulada pelo Departamento de Estado americano.
O Tesouro indica em um comunicado que, em virtude dessa decisão, os ativos que possam ter nos Estados Unidos a Al-Aqsa TV, transmitida a partir de Gaza, e o Banco Nacional Islâmico, com sede na mesma cidade, ficarão "congelados", embora não tenha indicado se havia identificado bens desse tipo.
Além disso, proibiu todos os americanos de realizar "a mínima transação" com essas duas instituições.
A medida foi anunciada depois que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou na quarta-feira que as relações entre seu país e Israel não estão em crise, apesar das declarações ásperas de Washington e do governo israelense relacionadas às novas construções de casas decididas recentemente por Israel em Jerusalém Oriental, zona ocupada desde 1967.