Mundo

Representante da União Europeia desembarca em Gaza em dia recrudescimento da violência

postado em 18/03/2010 19:27
Brasília ; No mesmo dia em que militantes palestinos dispararam um míssil contra Israel, a chefe de Política Externa da União Europeia (UE), Caroline Ashton, desembarcou nesta quinta-feira (18/3) na Faixa de Gaza. Depois do ataque, Ashton condenou o ato e defendeu a busca de uma solução pacífica para o impasse na região. ;Nós temos que encontrar uma solução pacífica para estas questões e problemas. Nós precisamos avançar;, afirmou, segundo a BBC Brasil.

O míssil atingiu um kibutz (comunidade agrícola) de Netiv Ha;assera no Sul de Israel, matando um agricultor. Foi a primeira morte registrada desde o fim da ofensiva israelense contra Gaza, em janeiro de 2009.

A visita de Ashton faz parte de uma nova tentativa da União Europeia e dos Estados Unidos (EUA) para reativar as negociações de paz no Oriente Médio. Mediadores internacionais do grupo conhecido como o quarteto - União Europeia, EUA, Rússia e Nações Unidas - irão se encontrar posteriormente em Moscou.

[SAIBAMAIS]A União Europeia é a principal fonte de ajuda externa da Palestina. Os europeus fornecem 1 bilhão de euros por ano aos palestinos. Ashton afirmou que queria conferir pessoalmente os efeitos da ajuda europeia.

Durante a viagem ao Oriente Médio, a representante da União Europeia deve se encontrar com o primeiro-ministro Palestino, Salam Fayyad, e com o presidente israelense, Shimon Peres.

Nestq quarta (17/3) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva encerrou sua visita a Israel e à Palestina. Ele também se reuniu com as autoridades dos dois governos e defendeu o diálogo como alternativa para um acordo de paz na região.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação