Agência France-Presse
postado em 19/03/2010 09:03
O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, expressou nesta sexta-feira (19/3) em Londres uma "séria preocupação" com a recente decisão de Israel de ampliar a colonização em Jerusalém Oriental.
[SAIBAMAIS]"O que aconteceu nas últimas semanas provoca uma séria preocupação", declarou Brown. "Gostaria de destacar a importância de deter o programa de colonização se for uma barreira para futuras negociações que devem acontecer entre palestinos e israelenses", completou o premier.
"Queremos que estas negociações continuem. Queremos um acordo de paz que resulte em um Israel seguro e a salvo dentro de suas fronteiras e em um Estado palestino economicamente viável", completou.
Brown fez as declarações no mesmo dia que o Quarteto para o Oriente Médio, reunido em Moscou, pediu a Israel o congelamento de todas as atividades de colonização.
Israel anunciou em 9 de março a autorização para a construção de 1.600 novas casas em um assentamento judaico em Jerusalém Oriental, provocando uma grave crise diplomática com Washington e os palestinos.