Agência France-Presse
postado em 19/03/2010 11:21
Violentos confrontos entre jovens palestinos e soldados israelenses foram registrados nesta sexta-feira (19/3) em Hebron, sul da Cisjordânia, ao término das orações de sexta-feira.
[SAIBAMAIS]Cerca de 300 manifestantes atenderam à convocação do movimento islâmico Hamas para uma concentração no setor da cidade ocupado por Israel para denunciar a continuação da colonização judaica.
"Para Jerusalém caminham milhões de mártires", gritavam os manifestantes.
Dezenas de jovens atiravam pedras em direção aos soldados, que respondiam com bombas de gás lacrimogêneo.
A situação era de calma na Cidade Velha de Jerusalém, onde a Polícia israelense havia montado um forte esquema de segurança.
A Polícia israelense foi novamente colocada em alerta e proibiu nesta sexta-feira o acesso de muçulmanos de menos de 50 anos à Esplanada das Mesquitas.
A medida tem por objetivo evitar manifestações palestinas violentas durante a sexta-feira de orações muçulmanas depois de recentes enfrentamentos na parte antiga de Jerusalém e nos bairros árabes.
As tensões político-religiosas aumentaram na semana passada com a autorização dada pelo ministro israelense do Interior para a construção de 1.600 casas em Jerusalém Oriental, que foi anexada por Israel em 1967, sem o reconhecimento da comunidade internacional.