Agência France-Presse
postado em 19/03/2010 13:06
O Irã está desperdiçando uma oportunidade de diálogo com a comunidade internacional e pode chegar a uma situação na qual as sanções sejam inevitáveis, declarou nesta sexta-feira (19/3) em Moscou o ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov.[SAIBAMAIS]"Pensamos que (Teerã) deixa passar uma oportunidade de estabelecer um diálogo correto, mutuamente favorável, com base nas propostas que foram feitas", disse Lavrov ao fim de uma reunião com o presidente russo Dmitri Medvedev e a secretária de Estado americana, Hillary Clinton.
Lavrov recordou ainda que a Rússia não se opõe em princípio a sanções contra o Irã por sua política nuclear, suspeita de perseguir objetivos militares.
"Como disse o presidente Medvedev, as sanções funcionam raramente, mas é possível chegar a uma situação na qual sejam inevitáveis. E não descartamos que esta situação possa acontecer em relação ao Irã", disse Lavrov.
"As sanções devem ser inteligentes, não paralisantes, sem impacto humanitário negativo para a população", concluiu Lavrov.