postado em 21/03/2010 12:40
O bloqueio israelense contra a Faixa de Gaza "causa sofrimentos humanos inaceitáveis", afirmou neste domingo o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, durante visita ao enclave palestino.
"Disse clara e reiteradamente aos dirigentes de Israel que sua política de bloqueio é insustentável e equivocada", declarou Ban Ki-moon em Khan Yunes, no sul deste território.
Além de "causar sofrimentos à população de Gaza, esta política é contraproducente. Debilita os moderados, e concede poder aos extremistas", declarou.
Já o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu afirmou, por sua vez, que a política de construção em Jerusalém é "a mesma de Tel Aviv", reiterando a negativa a congelar a colonização na Cidade Santa.
Antes da sessão semanal do gabinete, Netanyahu reafirmou que "nós continuaremos construindo em Jerusalém, como vimos fazendo há 42 anos".
O secretário-geral da ONU chegou na manhã de domingo a Gaza, como parte de uma visita a Israel e aos territórios palestinos.
Trata-se de sua segunda visita a Gaza desde a ofensiva aérea e terrestre lançada por Israel do dia 27 de dezembro de 2008 a 18 de janeiro de 2009, que devastou o território palestino.
A Faixa de Gaza, um estreito cinturão superpovoado (1,5 milhão de habitantes, 85% dos quais dependem da ajuda internacional), vive sob o embargo israelense desde que o Hamas (acrônimo em árabe do Movimento de Resistência Islâmica palestino) se apoderou de seu controle total em junho de 2007.
Israel considera toda a Cidade Santa como sua capital "indivisível e eterna", e os palestinos querem que Jerusalém Oriental seja a capital de seu futuro Estado.