Agência France-Presse
postado em 22/03/2010 20:49
Um delegado e três agentes da Polícia Federal do Brasil foram detidos nesta segunda-feira por invadir o Paraguai para prender um suspeito, em um incidente ocorrido em Canindeyú, a 700 metros da fronteira brasileira.O incidente envolveu os agentes da Polícia Federal Pedro Enmanuel Ferreira Fraga e Gustavo Prata, o delegado Francisco Angelo Gurgel e o escrivão Elionai de Oliveira Bezerra.
Com o grupo foi detido o brasileiro Francisco Carlos Vieira, capturado pelos agentes federais brasileiros no lado paraguaio, segundo a polícia local, fato que motivou a intervenção dos agentes paraguaios.
Os policiais Ferreira Fraga e Gustavo Prata entraram no Paraguai em um carro da Polícia Federal, um Nissan Frontier preto, com o logotipo da instituição, e foram detidos pela polícia local.
O delegado Angelo Gurgel e o escrivão Oliveira Bezerra foram presos pouco depois, quando entraram no território paraguaio para tentar libertar seus agentes. Com eles foi apreendido um automóvel Fiat Palio vermelho.
Um quinto brasileiro, o civil Carlos Vieira, de 48 anos, que havia sido preso anteriormente pelos agentes, dirigia um carro Volkswagem, que também foi apreendido.
A Polícia paraguaia revela ainda que militares brasileiros entraram no Paraguai para ajudar seus compatriotas, mas que, ao comprovarem a existência de uma irregularidade, retornaram ao Brasil.