Agência France-Presse
postado em 23/03/2010 16:09
Motoristas de ônibus ficaram feridos nesta terça-feira (23/3) na Cidade do Cabo (África do Sul) durante uma manifestação violenta de taxistas, grupo contrário à criação de transportes públicos para a Copa do Mundo."Ficaram levemente feridos pelas pedras lançadas contra os ônibus. Foram tratados e deixaram o hospital", declarou à AFP o porta-voz da Polícia, Andre Traut, indicando quatro feridos.
O sistema integrado de linhas de ônibus é uma revolução na África do Sul, país onde o regime do Apartheid não criou o serviço de transportes públicos para manter a população negra distante do centro das cidades.
Chamados de BRT (Bus Rapid System) em Joanesburgo ou de IRT (Integrated Rapid Transit) na Cidade do Cabo, esses ônibus permitirão transportar centenas de milhares de visitantes estrangeiros durante a Copa (11 junho - 11 julho).
A Aliança Nacional de Taxis entregou nesta terça-feira ao governo um memorando para deixar clara a sua oposição ao serviço público de transportes.
"Nem o BRT, nem o IRT serão instaurados enquanto estivermos vivos. Se for estabelecido, será a nossa morte", declarou na semana passada o chefe regional da Aliança Mandla Mata em uma manifestação, de acordo com o jornal Cape Argus.
Os taxistas temem perder seu quase monopólio nos transportes e organizam jornadas de paralisação, algumas vezes violentas, com as quais pretendem defender seus interesses.