Mundo

Indesejada, família bin Laden busca país que a acolha

Agência France-Presse
postado em 23/03/2010 21:02
Um dos filhos de Osama bin Laden, Omar, lançou um apelo nesta terça-feira (23/3) para que países como o Qatar e os Emirados Árabes Unidos recebam em seu território 23 membros de sua família que estão em prisão domiciliar no Irã desde 2001.

Teerã libertou nos últimos meses uma de suas irmãs e um irmão, que partiram para a Síria, onde mora a mãe, cidadã daquele país. "O governo iraniano não sabe para onde mandar os outros irmãos e irmãs", informaram Omar e sua esposa britânica, Zaina, em um comunicado, no qual os qualificaram de "vítimas inocentes".

[SAIBAMAIS]"Pedimos a qualquer país que nos ajude, seja no Oriente ou no Ocidente (...). Pedimos em particular aos Emirados (Árabes) e ao Qatar que nos ajudem", reforçou o casal Bin Laden.

O documento enumera os nomes das 23 pessoas residentes em um complexo de Teerã, onde a família está retida desde que fugiu do Afeganistão após os atentados de 11 de setembro de 2001, reivindicados pela Al Qaeda.

O grupo compreende os filhos de Osama bin Laden, suas esposas e os filhos destes, alguns deles nascidos no Afeganistão ou, mais tarde, em Teerã.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação