Agência France-Presse
postado em 24/03/2010 15:54
Dois soldados israelenses compareceram nesta quarta-feira (24/3) a uma corte marcial por terem infringido o regulamento militar: obrigaram um menino palestino de nove anos a abrir bolsas para verificar se continham explosivos. O fato aconteceu durante a última ofensiva contra a Faixa de Gaza, informou a rádio militar israelense.Os dois homens, sargentos de infantaria, foram indiciados por "infração ao código militar".
[SAIBAMAIS]A criança contou que teve medo de morrer. "Achei que fossem me matar. Tive tanto medo que molhei minhas calças", declarou o menino Majd R. em depoimento feito sob juramento à organização Defence for Children International, com sede em Genebra.
"Havia duas bolsas. Agarrei a primeira e a abri, enquanto um soldado me apontava a arma. Esvaziei-a no chão. Continha dinheiro e papéis. Olhei para o militar que estava rindo", disse.
Um dos acusados declarou a uma rádio local que ele e o outro acusado são bodes expiatórios que pagam pelas críticas internacionais feitas à ofensiva israelense contra a Faixa de Gaza, lançada em 27 de dezembro pelo exército hebreu e que deixou, em 22 dias, 1.400 mortos palestinos e 13 israelenses.