Mundo

Conselho da ONU vai criar comissão para investigar abusos cometidos durante incursão israelense em Gaza

postado em 25/03/2010 18:27
Brasília ; O Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) determinou nesta quinta-feira (25/3) a criação de uma comissão independente que se destina a avaliar o conflito entre israelenses e palestinos. O objetivo é investigar crimes de guerra e abusos cometidos durante a incursão israelense na região da Faixa de Gaza ; no período de dezembro de 2008 a janeiro de 2009. A resolução foi aprovada por 29 votos a favor, 6 contra e 11 abstenções.

O conselho definiu que a comissão será formada por especialistas, com padrão internacional, nas áreas de direitos humanos e direito internacional humanitário.

De acordo com informações publicadas no site da ONU, a comissão tem uma missão bem definida: ;acompanhar e avaliar todas as medidas jurídicas internas e outras ações promovidas pelo governo de Israel e Autoridade Nacional Palestina, bem como controlar a independência, a eficácia e a autenticidade dos inquéritos;.

A recomendação pela criação da comissão foi feita pelo juiz sul-africano Richard Goldstone. O juiz comandou uma equipe que foi até a região e reuniu depoimentos e documentos sobre eventuais crimes cometidos durante a operação militar dos israelenses em Gaza. Segundo dados desta equipe, mais de 1,3 mil palestinos foram mortos e 13 israelenses assassinados.

O Alto Comissariado da ONU vai definir sobre a criação de um fundo de garantias financeiras para compensar os palestinos que sofreram perdas ou danos resultantes de atos ilícitos imputáveis ao Estado de Israel durante a mesma operação militar.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação