Agência France-Presse
postado em 26/03/2010 13:01
Um tremor de 6,2 graus na escala de Richter sacudiu nesta sexta-feira (26/3) o norte de Chile, causando alarme na população, apesar das autoridades não informarem sobre vítimas ou danos materiais, quando completa um mês o forte terremoto que atingiu o centro e o sul do país.
[SAIBAMAIS]O epicentro do tremor foi localizado a 35 km de profundidade, 613 km norte de Santiago, seundo informe da agência sismológica americana (USGS).
Para medir a intensidade de um tremor, a USGS utiliza a "magnitude momento" (Mw), uma escala aberta em que a medição 6 é considerada forte.
Mais cedo, as autoridades chilenas anunciaram que suspenderam o toque de recolher na cidade de Concepção, uma das mais atingidas pelo terremoto que sacudiu o Chile há um mês, apesar das Forças Armadas continuarem patrulhando as ruas.
O anúncio foi feito pelo Comando de Operações Terrestres encarregada da segurança de Concepción e as cidades que permaneceram sob esta medida.
O toque de recolher foi decretado nesta cidade de meio milhão de habitantes dois dias depois do terremoto de 27 de fevereiro, em meio a saques e atos de vandalismo de centenas de habitantes.
O terremoto de magnitude 8,8 graus e o tsunami que atingiram o Chile em 27 de fevereiro deixaram até o momento 452 mortos confirmados e quase uma centena de desaparecidos, além de 30 bilhões de dólares em danos.