Mundo

Mujica diz que Brasil precisa liderar presença política da América Latina no mundo

postado em 29/03/2010 17:02
Brasília ; O presidente do Uruguai, José Mujica, afirmou nesta segunda-feira (29), ao deixar a embaixada de seu país, que o Brasil precisa liderar a presença política da América Latina no mundo, não porque simplesmente deseja, mas devido à concentração de recursos que possui. Mujica e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva terão um encontro de trabalho às 19h, no Itamaraty.

;O mundo está se organizando em blocos gigantescos, e nosso porta-voz deve ser o Brasil. O problema é que quem convida, paga o almoço;, disse o presidente uruguaio, referindo-se ao preço político e econômico que envolve a liderança brasileira na América Latina.

De acordo com Mujica, outro assunto que precisa ser conversado com o Brasil é a posição do país em relação à União das Nações Sul-Americanas (Unasul), composta por Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Colômbia, Equador, Peru, Chile, Guiana, Suriname e Venezuela. Mujica disse que a Unasul é um tema político muito importante porque envolve a discussão de velhos problemas de ajustes que ainda existem dentro do Mercosul.

;O Brasil é o nosso principal sócio comercial. Temos que viabilizar o fluxo da comercialização de produtos lácteos, da carne e dos grãos entre os dois países, pois isso é muito importante para o Uruguai;, afirmou Mujica, a comentar as relações bilaterais.

[SAIBAMAIS]Ele confirmou a conhecida relação de amizade que mantém com o presidente Lula há muitos anos, afirmando que é importante ter amigos no governo de um país como o Brasil. ;O Brasil sempre nos ajudou quanto tivemos dificuldades comerciais;, lembrou Mujica.

Os ministros da Indústria e da Agricultura do Uruguai, que acompanham Mujica na visita ao Brasil, discutem, ao longo da tarde de hoje, com os colegas brasileiros vários assuntos, como a escolha do sistema de televisão digital que será adotado pelo país vizinho. Mujica disse que não há pressa quanto a isso, pois o Uruguai ainda não definiu oficialmente sua escolha entre os sistemas europeu e japonês, mas considera importante conversar sobre o tema.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação