Agência France-Presse
postado em 30/03/2010 17:27
O sargento Pablo Emilio Moncayo, um dos reféns há mais tempo em poder da guerrilha colombiana das Farc, foi libertado e entregue a uma comissão humanitária no sul do país, informou a rádio RCN de Bogotá.No entanto, Adolfo Beteta, um dos delegados do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, disse que, apesar de alguns meios da comunicação já falarem de libertação, a organização ainda não sabe de nada.
[SAIBAMAIS]A operação para buscá-lo, que o Brasil apoia com dois helicópteros e tripulantes, começou com mais de duas horas de atraso devido às más condições atmosféricas na região nas primeiras horas desta terça-feira.
A família de Moncayo e ativistas da ONG Colombianos pela Paz despediram-se com aplausos do helicóptero que partiu do aeroporto de Florencia (580 km ao sul de Bogotá). Gustavo Moncayo, pai do sargento, tirava fotos da missão com um enorme sorriso, mostrando as correntes que usa há muitos anos nos braços, para pedir a libertação de seu filho.
Moncayo, de 32 anos de idade, ascendeu a sargento em cativeiro e será entregue pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia à senadora Piedad Córdoba, acompanhada de delegados do Comitê Internacional da Cruz Vermelha e da Igreja Católica colombiana. Sua família iria esperá-lo no aeroporto de Florencia, 580 km ao sul de Bogotá.