Agência France-Presse
postado em 30/03/2010 17:52
A reunião ministerial entre a União Europeia e Cuba, prevista para ocorrer no dia 6 de abril em Madri, foi adiada para uma data indeterminada, anunciou nesta terça-feira o ministério de Assuntos Exteriores da Espanha."Ante as notícias divulgadas em diversos meios de comunicação sobre a próxima sessão ministerial do Diálogo Político UE-Cuba, a Direção Geral de Comunicação Exterior deseja confirmar que a reunião acontecerá na Espanha, em data ainda pendente que será confirmada por via diplomática", informou o comunicado da chancelaria espanhola. Não foi explicada a razão do adiamento.
O anúncio da postergação ocorre em um momento de tensões entre Havana, Madri e Bruxelas com relação aos direitos humanos, em particular após a morte no dia 23 de fevereiro do dissidente cubano Orlando Zapata, que fazia uma greve de fome na prisão.
A alta representante de Política Externa da União Europeia (UE), Catherine Ashton, anunciou na segunda-feira que não participaria da reunião ministerial, programada inicialmente para o dia 6 de abril, entre a UE e Cuba.
O ministro espanhol de Assuntos Exteriores, Miguel Angel Moratinos, deve "substituir Ashton" no encontro, que será realizado na Espanha, já que o país exerce a presidência temporária da UE nesse semestre. O chanceler cubano, Bruno Rodríguez, também deve comparecer.