Agência France-Presse
postado em 30/03/2010 21:02
Várias ruas e avenidas da cidade mexicana de Reynosa (nordeste), inclusive a que leva à ponte fronteiriça com os Estados Unidos, foram bloqueadas por mais de duas horas por supostos membros do crime organizado, informaram autoridades locais."Homens não identificados atravessaram ônibus e caminhões em várias ruas de Reynosa, gerando um caos viário", explicou à AFP, por telefone, um funcionário da prefeitura de Reynosa, que pediu para ter sua identidade preservada.
Entre as vias bloqueadas se destaca a que leva à ponte internacional que se conecta com a cidade de Pharr (Texas), razão pela qual as autoridades desta cidade do sul dos Estados Unidos foram alertadas.
"Estivemos em contato com o chefe da polícia de Pharr, Rubén Villescas, e eles se mantiveram em alerta para qualquer contingência que fosse registrada do lado americano", explicou o funcionário.
O tráfego em Reynosa ficou caótico, enquanto passageiros, rodoviários e motoristas viveram momentos de medo e incerteza, informou a fonte.
Segundo sites de vários jornais mexicanos, os bloqueios, que duraram pouco mais de duras horas, teriam sido obra de bandos a serviço do narcotráfico para deter a mobilização da polícia, depois de um primeiro enfrentamento entre um bando e as forças de ordem.
Em Tamaulipas, um dos seis distritos mexicanos na fronteira com os Estados Unidos, age o cartel do Golfo, dividido - segundo as autoridades - por uma disputa entre seus chefões tradicionais e os ;zetas;, militares que desertaram e foram recrutados na década de 1990 e que agora disputam o controle da organização.