Mundo

Mobilização de tropas e armas no Iraque e Afeganistão é a maior desde 1942

Agência France-Presse
postado em 02/04/2010 16:34
A retirada e o envio simultâneo de tropas e equipamentos para Iraque e Afeganistão representa a maior mobilização desde a Segunda Guerra Mundial, afirmou um alto general americano nesta sexta-feira.

"Essa é a maior operação que fomos capazes de realizar desde a preparação para a Segunda Guerra Mundial", declarou o tenente general William Webster, chefe do terceiro exército dos Estados Unidos.

Webster disse que a gigantesca tarefa logística inclui a mobilização de 30.000 homens e toneladas de armas e material para o Afeganistão, ao mesmo tempo que retira equipamentos e dezenas de milhares de homens do Iraque, tudo com prazo final para setembro.

A combinação da retirada do Iraque e o reforço no Afeganistão tem sido chamada de "Nickle II", disse o general por meio de videoconferência no Kuwait.

O nome em código lembra o papel do terceiro exército durante a Segunda Guerra Mundial, quando o general Patton chamou de "Nickel" uma operação de ataque contra os alemães durante a batalha de Bulge.

Os Estados Unidos invadiram o Afeganistão no final de 2001 - depois dos ataques de 11 de setembro de 2001 - e o Iraque no início de 2003. Desde então, mantêm tropas nos dois países.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação