Mundo

Rússia: presos cortam os pulsos em tentativa de suicídio coletivo

Agência France-Presse
postado em 02/04/2010 16:39
Mais de dez presos cortaram os pulsos em uma tentativa de suicídio coletivo em uma prisão da região de Saratov, no sul da Rússia, informou a comissão de investigação do incidente, em declaração divulgada nesta sexta-feira.

Segundo a fonte, os detentos tentaram se matar depois de terem sido presos em celas de isolamento por terem se negado, em grupo, a participar do banho de sol cotidiano no pátio da penitenciária, situada na cidade de Engels, às margens do rio Volga.

"Como reação à medida dos funcionários da penitenciária, os réus que estavam nas celas de isolamento começaram a cortar os próprios pulsos", destacou a comissão em um comunicado.

"Como resultado, dez homens ficaram feridos", completou. "Todos os presos que tentaram se matar receberam atenção médica especial", acrescentou o documento.

A agência de notícias Interfax informou que se envolveram no incidente de 10 a 15 prisioneiros.

Um funcionário da procuradoria local disse à AFP que havia iniciado uma investigação para verificar as condições da penitenciária.

"Houve alguns problemas, que estão ou não relacionados às tentativas de suicídio, não posso afirmar ainda. Investigadores foram enviados ao local", disse um funcionário que não quis se identificar.

Este é mais um incidente depois do escândalo envolvendo o serviço prisional russo após o falecimento, no ano passado, do advogado Sergei Magnitsky, morto em condições de miséria e por negligência, segundo seus parentes, enquanto cumpria prisão preventiva.

A morte do advogado, processado em um controverso caso financeiro, levou à luz as condições das abarrotadas prisões na Rússia, país que tem a segunda maior população carcerária do mundo, depois dos Estados Unidos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação