TEERÃ - As pressões internacionais apenas reforçam a determinação do Irã, que pretende prosseguir com o programa nuclear, declarou neste sábado o presidente Mahmud Ahmadinejad.
"Não pensem que podem deter o desenvolvimento da nação iraniana na via do progresso", disse Ahmadinejad em um discurso em Sirjan, sudoeste do país.
O presidente fazia referência às ameaças de novas sanções por parte das potências ocidentais para obrigar o Irã a interromper o programa de enriquecimento de urânio.
"Quanto maior for a animosidade contra nós, mais a nação iraniana se mostrará determinada a avançar", disse.
As declarações de Ahmadinejad, que repete há vários meses que o Irã não cederá às ameaças, acontecem em um momento no qual as potências ocidentais intensificam os esforços para tentar aprovar no Conselho de Segurança da ONU novas sanções contra o Irã.
As potências ocidentais, começando pelos Estados Unidos, temem que o Irã tente produzir armamento nuclear sob a fachada de um programa nuclear civil.
Ahmadinejad reiterou neste sábado que o Irã cooperou plenamente com a comunidade internacional para tentar mostrar que seu programa nuclear é pacífico.
"Se querem impedir a proliferação, destruam as suas armas nucleares e gastem este dinheiro em benefício de seus povos", declarou o presidente iraniano.