Mundo

Papa preside Vigília Pascal em meio a escândalos de pedofilia

Agência France-Presse
postado em 03/04/2010 20:50
Cidade do Vaticano - O papa Bento XVI, líder de uma Igreja Católica profundamente abalada por escâncalos de pedofilia envolvendo sacerdotes, presidiu na noite deste sábado (3/4), na basílica de São Pedro, a tradicional Vigília Pascal, que comemora a ressurreição de Cristo.

O Papa convidou os fiéis a se libertarem da "vestimenta da morte", que são os pecados, e evocou uma lista feita pelo apóstolo Paulo: "desenfreio, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, ódios, querelas, ciúmes, ira, inveja, divisão, intolerância, sectarismo, rivalidade, embriaguez, gula e outras coisas do mesmo tipo".

Ao destacar que "os homens estão em busca" do "remédio da imortalidade", o Papa afirmou que "a erva medicinal contra a morte existe" e é "Cristo (...), árvore da vida".

"O que ocorreria realmente se se conseguisse, talvez não excluir de todo a morte, mas sim afastá-la indefinidamente, chegar a uma idade de várias centenas de anos?", questinou, antes de responder: "a humanidade envelheceria em uma proporção extraordinária, já não haveria mais espaço para a juventude. A capacidade de inovação se extinguiria e uma vida interminável seria não um paraíso, mas uma condenação".

"A verdadeira erva medicinal contra a morte deveria ser diferente. Deveria transformar nossa vida do interior", afirmou.

A Vigília Pascal é, tradicionalmente, o marco de batizados de adultos e, nesta ocasião, o Papa concedeu o Sacramento a um homem e quatro mulheres, bem como a uma criança. Os novos batizados vieram de Somália, Albânia, Sudão, Rússia e Japão.

O Papa deve celebrar, na manhã de domingo, na Praça de São Pedro, a Missa de Páscoa, a festa mais importante do Cristianismo, que celebra a ressurreição de Cristo depois da morte na cruz, e às 10H00 GMT (07h00 de Brasília), dará a bênção "urbi et orbi" (à cidade e ao mundo), que será transmitida ao vivo pelas emissoras de televisão de vários países do mundo.

Na noite de sexta-feira, o Papa, que fará 83 anos em 16 de abril, presidiu a tradicional Via Crucis (o caminho da cruz) no Coliseu de Roma, do terraço do monte Palatino.

Atualmente, escândalos de pedofilia têm abalado o clero católico na Europa e nos Estados Unidos. O papa Bento XVI, que é alemão, tem condenado com firmeza estes abusos, mas ele mesmo se encontra no centro da controvérsia, acusado de fazer vista grossa para casos de abusos sexuais cometidos por sacerdotes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação