postado em 04/04/2010 16:56
Brasília - Mais de 5 milhões de bolivianos estão votando para eleger nove governadores e 337 prefeitos, além de 1.855 deputados estaduais e vereadores. Esta é a primeira vez que a população elege governadores e parlamentares regionais, direito incluído na nova Constituição boliviana, que entrou em vigor em fevereiro do ano passado.Esta é, também, a primeira eleição no país desde que Evo Morales foi reeleito para a presidência, em dezembro de 2009, com aprovação de 64% dos eleitores. A eleição de hoje, de acordo com a Agência Boliviana de Informação, resultará em um novo mapa político do país.
Dos nove departamentos bolivianos - o equivalente a estados, no Brasil ; cinco são governados pela oposição: Santa Cruz, Tarija, Beni, Pando e Chuquisaca. O primeiro resultado da eleição já é conhecido. No povoado de Camargo, estado de Chuquisaca, com apenas 12 eleitores, a maioria dos votos foi para o candidato ao governo estadual, Esteban Urquiz, do partido Movimento ao Socialismo (MAS), o mesmo do presidente Evo Morales.
Pesquisas de opinião dos institutos Equipos Mori e Captura Consulting SRL, citadas pela BBC Brasil, indicaram que o Movimento ao Socialismo deverá vencer em quatro estados onde já governa ; La Paz, Cochabamba, Oruro e Potosí. Os institutos sugerem que pode haver empate técnico em Tarija, Chuquisaca e Pando, e a possível vitória da oposição em Santa Cruz e Beni.
Agora há pouco, o chefe da missão de observadores da Organização dos Estados Americanos (OEA), Aristides Royo, elogiou o clima de paz em que as eleições transcorrem. O presidente da Corte Nacional Eleitoral, o equivalente ao Tribunal Superior Eleitoral brasileiro, também ressaltou a tranquilidade das eleições e a grande participação popular.
O presidente Evo Morales votou pela manhã na localidade de Villa 14 de Septiembre, estado de Cochabamba. Morales nasceu em Oruro, mas viveu grande parte da vida na região de Cochabamba, onde se tornou líder sindical e iniciou a carreira que o levaria à Presidência.
Logo depois de votar, Morales disse que ;a Bolívia aperfeiçoa e fortalece cada vez mais a democracia, com massiva participação popular, não apenas para a eleição de autoridades mas também para a definição de políticas de governo;.
Segundo Morales, ;o povo, grande protagonista das jornadas eleitorais, passou da democracia participava para a tomada de decisões por meio do voto;. Logo após o encerramento das eleições, Morales deverá fazer pronunciamento à Nação.
Segundo a BBC Brasil, no encerramento da campanha eleitoral, na semana passada, Evo Morales disse que espera contar com os votos necessários para que o governo tenha maioria ;de uma ponta a outra da Bolívia;.