Agência France-Presse
postado em 05/04/2010 11:08
"Os padres devem ser mensageiros da vitória sobre o mal", declarou nesta segunda-feira (5/4) o Papa Bento XVI ante os fieis reunidos em Castel Gandolfo, perto de Roma, para participar na oração de Regina Caeli.
[SAIBAMAIS]O Papa enfatizou a importância do papel dos padres num momento em que a Igreja Católica se vê afetada há semanas por uma série de escândalos de pedofilia na Europa e nos Estados Unidos.
"Todos os cristãos batizados recebem por missão ser anjos, mensageiros de Cristo, mas os padres, ministros de Cristo, devem sê-lo de maneira especial", acrescentou.
"Ser mensageiro de Cristo significa transmitir a notícia de sua ressurreição e, por conseguinte, ser mensageiro da vitória sobre o mal e sobre a morte", completou o pontífice.
Bento XVI parecia tranquilo e descansado depois de uma difícil Semana Santa, ofuscada este ano pelos escândalos de pedofilia que salpicaram inclusive o Papa, acusado de ter acobertado casos de abuso sexual de menores por parte de padres quando era prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé.
Depois da oração, o Papa saudou em seis idiomas (francês, inglês, alemão, espanhol, polonês e italiano) os fieis reunidos no pátio interno do palácio pontifício de Castel Gandolfo.
Como durante toda a Semana Santa, o Papa não citou os escândalos de pedofilia, mas em sua saudação em espanhol disse: "Não tenham medo. Cristo ressuscitou e vive entre nós. Sua presença amorosa acompanha o caminho da Igreja e a sustenta em meio às dificuldades".
Na multidão, fieis exibiram cartazes expressando apoio ao Papa. "Santidade, estamos do teu lado", dizia um dos cartazes