Mundo

Chávez escolhe Sánchez Arveláiz como novo embaixador da Venezuela no Brasil

postado em 05/04/2010 16:28
Brasília ; O governo da Venezuela escolheu nesta segunda-feira (5/4) Maximilien Sánchez Arveláiz como o novo embaixador do país no Brasil. Avelaiz substitui Julio Garcia Montoya, que estava no cargo desde 2004. A resolução é do Ministério das Relações Exteriores (MRE). As informações são da Agência Bolivariana de Notícias (ABN).

Arveláiz foi assessor direto do presidente venezuelano, Hugo Chávez, a quem ajudou a definir a linha de política externa do governo. É considerado um dos nomes mais próximos do presidente daquele país e participou de várias reuniões de alto nível do Executivo.

Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Hugo Chávez mantêm uma relação política e econômica intensa. Só na relação com o Brasil, a Venezuela tem um saldo de mais US$ 3 milhões ; favoráveis aos brasileiros. Mas, com a redução do preço do barril de petróleo no mercado, a política econômica adotada por Chávez se viu fragilizada.

O Brasil tem um território que abrange a metade oriental da América do Sul e alguns grupos de ilhas no Oceano Atlântico. O país ocupa o quinto lugar no mundo em área e tem fronteiras com todos as nações sul-americanas ; exceto o Chile e o Equador.

Nos últimos meses, a Venezuela enfrenta uma delicada crise energética. O governo brasileiro se ofereceu para cooperar por meio do envio de mão de obra e tecnologia. Na Páscoa, Chávez ampliou o feriado na tentativa de conter os gastos e reduzir despesas.

Também hoje Chávez designou o novo embaixador da Venezuela no governo do Grão-Ducado do Luxemburgo, com residência em Bruxelas, na Bélgica, Danglade Antonio Garcia. O Grão-Ducado do Luxemburgo é um pequeno país no Noroeste da Europa. É um Estado sem litoral rodeado pela França, Alemanha e Bélgica.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação