Mundo

Italianos homenageiam vítimas do terremoto L'Aquila

Agência France-Presse
postado em 05/04/2010 21:08
O primeiro aniversário do terremoto de L;Aquila, no centro da Itália, foi marcado na noite desta segunda-feira (5/4) por uma agitada reunião do conselho municipal, antes de uma fase de recolhimento com um cortejo e uma missa noturna, constatou a AFP.

Centenas de habitantes se agruparam sob uma barraca instalada para a reunião municipal extraordinária, organizada no início da cerimônia do primeiro aniversário do terremoto que arrasou a cidade medieval e seus arredores no dia 6 de abril de 2009, e que deixou um balanço de 308 mortos e 80 mil desabrigados. Alguns criticaram o prefeito, Massimo Cialente, e o Conselho Municipal pela lentidão dos trabalhos de reconstrução. "A cidade ficou petrificada, desabitada, só foram realizados alguns escoramentos", disse Anna Colasanto, moradora de L;Aquila.

O prefeito pediu aos presentes para "olhar para o futuro" e apelou ao Governo para a criação de um "imposto especial de solidariedade" para financiar a reconstrução, como foi feito em outros terremotos. Os ânimos se acalmaram com o cair da noite, quando saíram cortejos que reuniam milhares de cidadãos e voluntários (da defesa civil, cruz vermelha e outras organizações italianas) que participaram dos trabalhos de resgate.

Quatro cortejos deverão se encontrar na praça da catedral, onde às 3h32 local (22h32 de Brasília), a hora exata do terremoto, serão recitados os nomes dos mortos ao som de badaladas de sinos, antes de uma missa solene.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação