postado em 06/04/2010 15:55
Brasília ; A Organização das Nações Unidas (ONU) determinou nesta terça-feira (6/4) o envio de 130 mulheres militares, de Bangladesh, para o Haiti. As militares atuarão na área de segurança dos campos de desabrigados ; vítimas do terremoto do dia 12 de janeiro. A decisão foi tomada pelo Departamento de Operações de Paz da ONU.O grupo vai reforçar as ações dos militares que já atuam sob orientação do Conselho de Segurança, segundo informações da porta-voz das Nações Unidas, Marie Okabe.
;Enquanto os acertos das unidade de segurança não forem confirmados, o mais provável é que este contingente atue em parceria com a polícia haitiana. O objetivo é oferecer segurança às pessoas desamparadas.;
O Fundo para a Infância das Nações Unidas (Unicef) celebrou o retorno das crianças às sala de aula, depois de três meses afastadas das escolas. O terremoto destruiu cerca de 4 mil escolas, atingindo 3 milhões de crianças. Cerca de 38 mil alunos e 1,3 mil professores morreram em decorrência dos tremores de terra.
[SAIBAMAIS]Segundo o Unicef, é fundamental que as crianças recuperem o sentimento de segurança e normalidade ao frequentar o ambiente escolar.
Pelo menos 222 mil pessoas morreram em decorrência do terremoto do dia 12 de janeiro que atingiu 7 graus de magnitude na escala Richter e destruiu a maior parte do país. A comunidade internacional se uniu na busca de alternativas de apoio logístico e financeiro para o Haiti e a população.