Mundo

Prefeito de Caracas é solto após quase oito meses de prisão

Agência France-Presse
postado em 06/04/2010 19:43
O prefeito da área metropolitana de Caracas, o opositor Richard Blanco, foi libertado nesta terça-feira (6/4) depois de permanecer na prisão desde agosto, após atacar um policial durante uma manifestação. Ele será candidato nas eleições legislativas de setembro.

"Depois de sete meses e 20 dias preso na penitenciária de Yare (norte), quero agradecer a Deus e à Virgem porque nesses dias pude crescer mais como pessoa", disse Blanco ao sair de um tribunal em Caracas.

O prefeito da área metropolitana é a segunda autoridade civil de Caracas, região governada desde 2008 por Antonio Ledezma, opositor ao governo de Hugo Chávez. Blanco deverá apresentar-se a cada 15 dias à Justiça, não poderá divulgar seu caso nos veículos de comunicação e não está autorizado a deixar a Venezuela, explicou seu advogado, Negar Granados.

Granados esclareceu que seu cliente não perdeu qualquer direito político, e que é candidato da oposição nas eleições legislativas do próximo dia 26 de setembro, das quais surgirá uma nova Assembleia Nacional (Parlamento). "A partir deste instante, quem lhes fala estará percorrendo os bairros populares em busca do voto popular", afirmou Blanco.

O prefeito foi acusado de agredir um funcionário da polícia metropolitana em agosto de 2009, durante uma manifestação contra uma lei de educação que tinha sido aprovada. O protesto foi dispersado com bombas de gás lacrimogêneo pelas forças de segurança.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação