Agência France-Presse
postado em 07/04/2010 08:35
O presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, advertiu nesta quarta-feira (7/4) ao presidente americano Barack Obama que sua nova política nuclear, que deixa aberta a opção do uso de armamento atômico contra a república islâmica, pode receber uma resposta "contundente".
[SAIBAMAIS]"Espero que as declarações publicadas não sejam verdadeiras. (Obama) ameaçou com armas nucleares e químicas os países que não se submetem aos Estados Unidos", disse Ahmadinejad em um discurso no noroeste do país, transmitido ao vivo pela televisão estatal.
"Tenha cuidado. Se seguir os passos de (o ex-presidente americano George W.) Bush, a resposta das nações será tão contundente como a que obteve Bush", acrescentou.
O governo dos Estados Unidos descarta utilizar armas nucleares contra países que não possuem este tipo de arsenal, mas considera que "todas as opções estão sobre a mesa" em relação a Irã e à Coreia do Norte, de acordo com uma declaração do secretário de Defesa, Robert Gates, no anúncio de terça-feira sobre a nova doutrina nuclear do governo Obama.