Mundo

Militantes ocupam parlamento da Tailândia e políticos são retirados de helicóptero

Agência France-Presse
postado em 07/04/2010 14:50
Manifestantes tailandeses que exigem o afastamento do primeiro-ministro realizaram uma impressionante demonstração de força nesta quarta-feira, introduzindo-se no pátio do Parlamento e obrigando personalidades do governo a serem evacuadas de helicóptero.

Os "camisas vermelhas", favoráveis ao ex-primeiro-ministro no exílio, Thaksin Shinawatra, nunca pareceram tão fortalecidos, enquanto seu movimento entra na quarta semana e o poder demonstra querer evitar os confrontos, a qualquer preço.

Cerca de 5.000 manifestantes "utilizaram um caminhão para derrubar os gradis da Casa", informou à AFP Pitoon Pumhiran, secretário-geral do Parlamento.

Menos de uma hora mais tarde, dois helicópteros Blackhawk enviados pelo 11; regimento de infantaria do exército, pousaram atrás do prédio.

Em menos de 15 minutos, várias personalidades, entre elas o vice-primeiro-ministro Satit Wonghnongtaey, e o porta-voz do governo, Panitan Wattanayagornm, foram retirados. O premier Abhisit Vejjajiva havia, por sua vez, deixado o local antes da chegada dos manifestantes.

[SAIBAMAIS]A oposição vem realizando uma estratégia maior desde sábado, quando ocupou um bairro turístico e de negócios de Bangcoc, paralisando a atividade de hotéis de luxo e de centros comerciais, causando perdas calculadas em milhões de euros.

Segundo a polícia, havia 37.000 manifestantes no bairro turístico na noite de terça-feira, e outros 18.000 numa avenida da cidade onde se instalaram desde 14 de março.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação