Agência France-Presse
postado em 07/04/2010 19:06
Bristol Palin, a filha da ex-candidata republicana à vice-presidência dos Estados Unidos Sarah Palin, que teve um filho aos 18 anos, iniciou nesta quarta-feira uma campanha televisiva que busca evitar a gravidez na adolescência, propondo abstinência sexual.Em torno de 750.000 adolescentes ficaram grávidas nos Estados Unidos em 2008, uma queda de 2% em relação a 2007, segundo estatísticas oficiais publicadas na terça-feira. "Reflita antes de jogar", conclui o spot televisivo de Bristol Palin, representando a instituição privada Candie;s Foundation, que luta contra a gravidez precoce.
Bristol Palin foi filmada com seu filho de 16 meses, Tripp, em um apartamento decorado que se converte em um barraco quando a jovem diz: "o que seria dele se eu não tivesse todas essas possibilidades? Não seria muito bom".
Depois do nascimento do bebê, a filha da ex-candidata ultraconservadora tinha afirmado que a abstinência sexual defendida por sua mãe não era "um objetivo realista". Desde então, mudou de opinião e agora mostra "as consequências devastadoras de uma gravidez na adolescência", segundo a Candie;s Foundation.
De acordo com um relatório do Centro de Controle de Doenças divulgado na terça-feira, a taxa de gravidez entre as americanas de 15 a 19 anos caiu 2%, para se estabelecer em 41 a cada 1.000. Depois de baixar 34% entre 1991 e 2005, o índice de gravidez adolescente aumentou nos dois anos seguintes (mais 5%).
A queda de 2008 insere-se em uma baixa generalizada da natalidade americana, que retrocedeu 2% em 2008, segundo o Centro de Controle de Doenças americano.